A Grande comissão: Meios e recursos para anunciar o evangelho.
- teleswork
- 4 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

Verdade central: anunciar o evangelho é uma ordenança para todos quantos nasceram de Deus. Embora, alguns tenham o dom específico para isso, essa é uma chamada que abrange a todos, todos podem e devem anunciar.
1. Entenda que você não precisa ser necessariamente um evangelista para pregar anunciar o evangelho. Você precisa apenas estar disponível. Isaías 6.6-8.
2. Sua missão é apenas anunciar, levar a mensagem da salvação, é chegado o Reino, quem vai convencer as pessoas é o Espírito Santo. João 16.7-11.
3. Muitos ficam preocupados se vão saber falar, se vão conseguir expressar. Mas se você estiver cheio do Espírito Santo Ele te ajudará.
Vejamos algumas situações:
· Diante de autoridades quando precisarmos defender nossa fé. Mateus 10.17-20.
· Diante de uma grande oportunidade. Atos 2.14-41.
· A qualquer momento. Salmos 144.1; 2 Timóteo 4.2-4
O fato de o Espírito Santo nos capacitar, não retira de nós a responsabilidade de se preparar adequadamente em oração, estudo da palavra e santificação.
Quais meios devo usar para anunciar o evangelho?
(Filipenses 1.12-(18)) Mas não importa a razão pela qual eles o estão fazendo, por motivos falsos ou verdadeiros; o que importa é que o evangelho de Cristo está sendo anunciado, e eu me alegro e me alegrarei.
Os meios de anunciar não são tão importantes quanto anunciar. Mas existem algumas formas mais utilizadas, vamos ver as principais.
1. Evangelismo pessoal. Atos.8.4-8; 26-40.
O evangelismo pessoal é realizado de maneira individual, onde cada cristão ciente de sua conversão e desejoso de compartilhar as boas novas que recebeu, de maneira voluntária sai com o objetivo de pregar em qualquer lugar a qualquer pessoa. João 4.28-30.
O principal recurso usado pode ser o testemunho pessoal.
2. Evangelismo comissionado. Lucas 10.1-12.
Esta forma de evangelizar geralmente é realizada em grupo e é organizada pelo pastor responsável, tem objetivos definidos, lugar definido, tempo definido e deve gerar os resultados esperados, tendo a obrigatoriedade do relatório final. Lucas 10.17-24.
Os principais recursos são, estudo direcionado, oração por cura e libertação.
3. Cruzadas evangelísticas. Atos 2.14-36.
Embora o texto não se refira necessariamente a uma cruzada, ele representa bem a idéia do que seja uma cruzada evangelística. Um evento realizado publicamente com o fim de anunciar o evangelho ao maior número de pessoas possíveis de uma só vez.
A cruzada é organizada por uma ou mais igrejas, com o objetivo de realizar o evangelismo em massa, tendo como principal objetivo a conversão do máximo de pecadores possível.
Os principais recursos utilizados são, a presença de grandes evangelistas, testemunhos de cura e libertação, apresentação de louvores.
4. Missões.
As missões são organizadas pelas igrejas através de projetos desenvolvidos com o objetivo de alcançar pessoas em lugares de difícil acessos para a igreja, lugares carentes e onde o evangelho não é bem recebido.
Os principais recursos são: os irmãos que evidenciam uma vocação específica para missões, enviados e sustentados pela ajuda de voluntários que contribuem financeiramente para o sustento dos missionários em campo.
Estes são os meios mais comuns e tradicionais de anunciar o evangelho com seus principais recursos.
Temos ainda os meios modernos que podem ser de grande valia, dentre eles:
1. As redes sociais.
As redes sociais são as maiores ferramentas de comunicação e relacionamento que temos disponíveis hoje. Através delas podemos entrar em contado com o mundo inteiro e com um grande número de pessoas. Elas podem ser excelentes ferramentas para anunciar o evangelho.
Principais recurso são: vídeos, posts, textos, e-mails, uma infinidade de possibilidades.
2. Rádio e Tv.
Estes são meios mais caros e difíceis, muito utilizados por grandes igrejas com grande poder financeiro.
Conclusão:
Existem vários outros meios pelos quais o evangelho pode ser anunciado assim, como podemos usar todo e qualquer recurso possível com o objetivo de anunciar as boas novas da salvação.
O importante é a disponibilidade de cada pessoa, o amor pelas vidas, o testemunho verdadeiro de transformação pois somos a carta aberta e lida pelo mundo, a unção do Espírito sobre nós regada a oração, estudo da palavra e comunhão com os irmãos de fé.
Comments