top of page

Além das Palavras - 3 Maneiras Bíblicas de Demonstrar Amor.

  • teleswork
  • 6 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de jun. de 2024


O amor é o mais nobre dos sentimentos que o ser humano pode sentir, receber e expressar. Segundo a filosofia, existem vários tipos de amor que se manifestam de várias formas. Existe o amor Eros, definido por Platão como desejo, relacionado ao sexo. Aristóteles por sua vez, define o amor como Filos, no sentido de alegria por compartilhar a vida com quem se ama, e temos ainda o amor Ágape, que é o amor sacrificial, que renuncia, que não espera nada em troca. Esse tipo de amor fundamenta o conceito cristão e é exposto em 1 Coríntios 13, pelo Apóstolo Paulo.


O amor tornou-se tema de poesias, canções, livros... O amor já foi motivo de guerras, disputas, batalhas... por amor pessoas romperam as maiores barreiras, percorreram as maiores distâncias, venceram os maiores desafios. Não há dúvidas de que, o amor é de fato o mais poderoso dos sentimentos que o homem pode sentir. Mas, também é verdade que muito daquilo que dizemos ser amor, não se prova real quando confrontado.


Muitas pessoas dizem amar a alguém. São boas em expressar-se, cantam canções, fazem declarações poéticas e usam palavras doces, mas na prática seu amor se mostra apenas palavras ao vento. Isto porque, o amor verdadeiro é provado pelas ações. Dessa forma, toda declaração de amor que não for acompanhada pelas atitudes que a caracterizam como amor, será reprovada e não passão de palavras ao vento.


  • Exemplo: Se eu digo que amo o meu cônjuge (amor Eros) e o trato com desprezo, desrespeito, violência, infidelidade... as minhas palavras de amor se mostram mentirosas.

  • Se eu digo que amo minha mãe (amor ágape) mas minhas atitudes são egoístas, desonrosas e a deixam envergonhada. Meu amor é pura hipocrisia.

  • Se eu digo que amo a Deus, mas tudo o que eu faço contraria sua vontade, seus princípios e confronta sua soberania, estou sendo falso.

Isto porque, minhas declarações de amor não estão sendo provadas pelas minhas ações e dessa forma meu amor não é verdadeiro, não passa de palavras sem valor.


A bíblia diz em Isaías 29.13; Mateus 15.8-9 e Tito 1.16 ESTE POVO ME HONRA COM OS LÁBIOS, MAS SEU CORAÇÃO ESTÁ DISTANTE DE MIM, POIS SÃO ABOMINÁVEIS PARA TODA BOA OBRA.

Deus é o nosso maior referencial de amor, na verdade, Ele é o próprio amor. Quando eu olho para Deus, vejo que todas as vezes em que Ele disse que nos ama, Ele provou seu amor com atitudes que testificam suas palavras de amor.


Dou destaque a 3 maneiras que considero as mais fortes manifestações do amor de Deus.


1.       Entregando o Seu Filho Unigênito como sacrifício em nosso lugar. (João 3.16)

Neste ato de amor temos dois elementos que testificam e consolidam o amor que Deus diz que tem pela humanidade, Entrega e Renúncia.

Além de nos dar Seu próprio Filho, como propiciação pelos nossos pecados. Ele também renunciou seu Trono de Glória, aniquilando a Si mesmo e tomando forma de servo até morrer na cruz. (Filipenses 2.6-8).

Tudo isso sem esperar nada em troca. Pois Deus PROVOU seu amor para conosco nisto, que Jesus, morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Romanos 5.8  

 

2.       Deus prova seu amor através do perdão. (Lucas 23.34).

Havia contra os seres humanos uma cédula (promissória) de dívida que não podíamos pagar (Colossense 2.13-14).  Nenhum homem por mais religioso, santo e bondoso que seja pode justificar-se diante Deus (Romanos 3.9-20) e nem mesmo a lei de Moisés foi capaz de aperfeiçoar o homem ao ponto de este conseguir quitar essa dívida chamada pecado. (Hebreus 7.18-19).

TODOS os seres humanos são devedores e por isso foram destituídos (deserdados) da glória de Deus (Romanos 3.23).

 

Como não havia qualquer possiblidade do ser humano quitar essa dívida o homem estava fadado a condenação eterna. Deus então, demonstrou seu amor e entregou Jesus como oferta, sacrifício perfeito, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e PERDOOU pela sua graça a todos quantos o aceitam e o recebem como seu salvador. (Efésios 2.8-10).  

 

Nós não merecíamos ser perdoados, mas o perdão não é sobre merecimento é sobre amor. Se alguém fez por merecer ser perdoado, alcançou a justificação por si mesmo. Dessa forma, o perdão que se manifesta em amor, é aquele que oferecemos quando a pessoa não pediu, não mereceu, mas o perdão nasceu em nossos corações e como gesto de amor nós o liberamos.

 

3.       O amor se manifesta no desejo de eternidade da pessoa a que se ama. (Tomás de Aquino).

Certamente você já disse ou ouviu alguém dizer que desejava que tal pessoa (geralmente a mãe) fosse eterna, vivesse para sempre.

É nesse sentido que Tomás de Aquino, teólogo e filosofo cristão do século XIII, dizia que “o amor é o desejo de eternidade da pessoa a que se ama”.

 

Partindo da visão de Aquino, podemos entender melhor o que Deus fez através do sacrifício de Jesus na Cruz.

Como seres humanos fadados a finitude da vida, estávamos impossibilitados de partilhar a eternidade com Deus. Havia um abismo de separação (Isaías 59.2).

Éramos inimigos de Deus e separados dEle pelos nossos pecados, mas em Jesus Cristo fomos reconciliados e não somente isso, recebemos o direito de sermos feitos filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo, vida eterna. (Romanos 5.10-11; 8.17).

 

Deus manifestou o seu amor, mostrando aos homens o seu desejo de que eles se tornassem eternos e pudessem viver com Ele em sua glória eternamente. E por isso deu seu Filho Unigênito para que todos os que nEle creiam não pereçam, mas tenham a VIDA ETERNA. (João 3.16).

 

Jesus é a porta da eternidade, através dEle podemos viver para sempre com aquele que nos amou desde o princípio.

 

Sendo assim, evangelizar é uma das formas mais poderosas de se demonstrar amor. Pois se amamos alguém, desejamos ter essa pessoa conosco para sempre, e a única maneira de isso acontecer é por meio de Jesus Cristo.

 

Concluímos então, que dentre as mais variadas formas de amar, nossas ações, nosso perdão e apresentar Jesus Cristo a quem amamos, são as formas mais poderosas que temos de demonstrar o nosso amor.

 

Se você ama alguém, compartilhe esse conteúdo.

Deixe seu comentário e também siga o meu perfil no Instagram @bpmarcosteles

 

Comments


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page