colcha de retalhos
- teleswork
- 2 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Lembro-me de que, quando eu era criança minha avó costumava fazer colchas de retalhos de panos. Elas eram bem grandes e grossas e ajudavam bastante nos períodos frios a nos manter aquecidos. Muitos retalhos tinham gravuras, outros tinham palavras e alguns eram apenas coloridos. Eu costumava ficar procurando as imagens enquanto não pegava no sono.
Todos aqueles retalhos faziam parte de uma peça maior e foram cortados e costurados em outros retalhos formando uma peça de pequenos pedaços.
Assim é a vida de muita gente, uma grande colcha de retalhos. É verdade que em nossa vida, vamos costurar pequenos pedaços de outras histórias, de pessoas, de coisas que não conseguiremos terminar e ficarão para trás, mas muita gente vive literalmente de retalhos, não conseguem finalizar nada do que começaram. Abandonam a escola, mudam de curso várias vezes, mudam de emprego, e até nos relacionamentos são como a mulher samaritana (João 4).
Espiritualmente esse tipo de pessoa vive uma fé fraca e inconstante, não conseguem criar raízes e seguir firme no caminho. É comum vê-las, trocando de ministérios, de igreja e até mesmo retrocedendo da fé várias vezes. E este é um grande problema na vida cristã, pois somos chamados a cumprir a carreira e sermos perseverantes até o fim.
Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20.24.
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Hebreus 12.1.
(...) quem perseverar até o fim será salvo. Marcos 13.13.
A caminhada cristã deve ser constante e progressiva. O cristão deve manter o foco em Cristo e seguir, deixando de lado tudo aquilo que pode lhe servir de tropeço e embaraço. Tentando ao máximo evitar viver de remendos, de retalhos e recortes de fé. Mas, concluir com firmeza e fidelidade aquilo que o Senhor lhe confiou, seja ministério, seja dom, seja família, seja um sonho.
Por isso, Jesus contou a seguinte parábola: Qual de vós, querendo edificar uma torre não se assenta primeiro para fazer as contas dos gastos, para ver se tem com o que acabar? Para que não aconteça que, depois de ter colocado os alicerces, e não podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: este homem começou a edificar e não pôde acabar. Lucas 14.28-30.
Esta parábola fala de que, antes de resolver seguir a Cristo, devemos ter total ciência dos custos da nossa decisão, daquilo que precisaremos abandonar, para que depois não venhamos a nos arrepender e olhar para trás, pois o Senhor aborrece quem assim procede. Lucas 9.62.
Mas ela também serve para nos mostrar que viver de coisas inacabadas, retalhos e recortes fará de nós pessoas frustradas e infelizes. Portanto, antes de começar algo, tenha certeza de que aquilo não se tornará mais um pedaço que você irá costurar em sua vida.
Comments