top of page

como naamã

  • teleswork
  • 5 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Veio, pois Naamã com seus cavalos, e com seu carro, e à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-a em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são por ventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. (2 Reis 5.9-12).


Às vezes a solução para nossos problemas é tão simples que nós agimos como Naamã. Preferimos ridicularizar e nos indignar do que fazer o que é preciso e resolver a situação, mesmo com a possibilidade de permanecermos doentes, emocionalmente feridos, perdermos o emprego, o casamento...


Vamos ao médico e ele diz: “mude seus hábitos, coma coisas saudáveis, pratique exercícios e durma mais cedo”, então nós dizemos como Naamã: “eu pensei que ele ia passar uns remédios ou uma cirurgia, se soubesse que seria isso, não teria vinda à consulta, perdi meu dinheiro, que médico ruim, não vou deixar de comer o que gosto nem vou para a academia, não sou atleta”.


O mesmo acontece com questões emocionais, alguém nos feriu ou entramos em desavença com uma pessoa muito estimada e uma simples conversa e pedido de perdão resolveria toda a situação, mas como Naamã nós dizemos: “eu mesmo não vou procura-lo(a), não fui eu quem errou, não vou me rebaixar”. Prefere ficar magoado(a), sofrendo sem dormir direito, carregando a pessoa em seus sonhos (pesadelos agora), perder a amizade, do que, conversar, se desculpar e resolver.


Tem também os “Naamãs” no casamento. São aqueles que por qualquer motivo se desentendem, uma toalha molhada na cama, uma data esquecida, um atraso no horário de saída... tudo vira motivo de discussão, daí, passam dias sem se falar, dias viram semanas, meses e em fim, divórcio. Mas tudo poderia ser resolvido com uma conversa sincera, com um acordo e pequenos ajustes. Mas como Naamã dizemos: “estou cansado(a) de falar a mesma coisa, não quero mais me estressar, ele(a) não muda”.


Os nossos grandes problemas geralmente têm causas e soluções simples.


Para a sorte de Naamã, ele tinha alguns amigos entre seus servos que o aconselharam dizendo: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais dizendo-te ele: lava-te e fiarás purificado. Ao ouvir este conselho, Naanã foi ao Jordão e fez o que o profeta havia falado e foi purificado de sua lepra.


Não ignore o poder das coisas simples, pequenas mudanças de hábitos e atitudes irão resolver grandes problemas e curar feridas que eram para a morte, física ou emocional.

1 Comment


Maria Zélia Santana Teles
Maria Zélia Santana Teles
Aug 05, 2024

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Like

BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page