dai a césar o que é de césar e a deus o que é de deus
- teleswork
- 24 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Como cristãos, temos o desafio de viver servir a Deus e viver no mundo dos homens que jaz no maligno. Dessa forma, constantemente somos colocados à prova diante de situações que confrontam nossos valores e fé, o que fazer quando isto acontece?
Na passagem de Marcos 12.13-17, Jesus nos dá uma lição de como devemos agir cumprindo nossas obrigações no mundo dos homens sem ferir os princípios estabelecidos por Deus. Ao ser questionado sobre se era lícito pagar imposto a César, Jesus respondeu: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Precisamos entender que o fato de nos convertemos a Cristo não nos isenta das nossas responsabilidades humanas, até o dia em que seremos restaurados, estamos sujeitos às leis que regem o mundo dos homens por mais injustas que pareçam.
Os fariseus reclamavam de pagar imposto para César porque eles eram os donos legítimos da terra de Israel, afinal, o próprio Deus havia entregado a eles como cumprimento da promessa, dessa forma, não achavam justo ter que pagar impostos daquilo que era deles. Mas, Jesus compreendia que devido ao fato de Roma ter dominado Jerusalém, eles agora estavam sujeitos ao governo de Roma e deveriam obedecer.
Jesus disse a Pilatos: você não teria nenhuma autoridade sobre mim, se dos céus não fosse dado. João 19.10-11. Sendo assim, entendemos que é necessário fazer o possível para viver de maneira justa e piedosa diante dos homens a fim de lhes dar testemunho da nossa filiação celestial. Cumprindo as leis e vivendo de maneira digna a fim de que ninguém tenha motivo para blasfemar do evangelho do Senhor.
Para isto, é preciso ter conhecimento e consciência daquilo que é de Deus e daquilo que é do homem pelo estudo criterioso de sua palavra, de maneira que poderemos viver de maneira confiante diante do nosso Deus mesmo vivendo no mundo dos homens como fizeram Daniel e seus amigos, Misael, Ananias e Azarias.
Daniel e seus amigos foram levados cativos e tiveram que aprender todos os costumes de Babilônia, eles honraram ao rei e as leis de babilônicas até o limite quando os homens tentaram fazer de suas leis maiores do que as leis de Deus e só aí é que encontraram motivo contra eles para o acusa-los, mas mediante sua fidelidade, Deus os honrou diante de toda a babilônia, tirando-os da fornalha e da cova dos leões.
Se formos fieis e agirmos com entendimento e sabedoria diante dos homens, Deus nos salvará de suas ciladas quando for necessário colocar a prova nossa fidelidade a Ele.
Comments