diga-me com quem andas e te direi quem és.
- teleswork
- 29 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Umas das coisas mais importantes da vida são os relacionamentos que construímos. As pessoas a quem nos achegamos e permitimos que façam parte da nossa vida, cumprem papel fundamental na formação da nossa personalidade e nas tomadas de decisão. Por isso, é fundamental sabermos escolher aqueles com quem criaremos laços de relacionamento.
Diz o ditado popular: diga-me com quem andas, e te direi quem es.
1 Coríntios 15.33-34, diz que as más companhias corrompem os bons costumes.
Dessa forma, primeiro é preciso entender os níveis de relacionamento existentes e aqui estão os mais importantes: familiar, íntimo e profissional.
O nível familiar é o mais difícil de se construir, pois existe o fator emocional que atrapalha o processo de escolha e nos leva muitas vezes a nos relacionar com alguém que não vai somar e ainda vai acabar nos destruindo. Um exemplo claro disso foi Sansão que casou-se com Dalila, mesmo seus pais lhe advertindo a não se relacionar com ela, mas com alguém do seu povo. Mas, Sansão estava apaixonado e isto atrapalhou seu discernimento. (Juízes 16). O resultado desse relacionamento nós já conhecemos, Dalila traiu Sansão entregando ele aos seus inimigos e este Morreu.
É preciso ter muito controle emocional para escolher alguém a nível familiar para se relacionar observando além dos sentimentos elementos como: visão, propósito, honra aos pais, comportamentos, se é violento, preguiçoso, se já traiu alguém... Provérbios 31, fala de um tipo de “mulher virtuosa” que serve também para o “homem virtuoso”, e diz que quem encontra encontrou uma coisa boa.
O nível íntimo, são aqueles amigos com quem nos relacionamos e que se tornarão às vezes, mais chegados que um irmão. (Provérbios 18.24). As principias qualidades que devemos buscar para este tipo de relacionamento são: lealdade, fidelidade, verdade. Um amigo íntimo deve ter pelo menos estas três características. Ser leal, nunca agir pelas costas; ser fiel, permanecer com você até o fim nos bons e maus momentos, ser verdadeiro, falar sempre a verdade, custe o que custar. Um bom exemplo de um relacionamento íntimo está na amizade entre Davi e Jonatas (1 Samuel 20).
O terceiro, mas não o último nível de relacionamento é o profissional. Este, precisa estar alinhado aos nossos objetivos de vida, não precisam ser íntimos, mas precisam cumprir protocolos e ter limites bem estabelecidos que nos levem a desenvolver nossa vida profissional com êxito. Para isto, precisamos ser bem comunicativos e deixarmos nossas intenções bem claras a fim de que não haja dúvidas nem desconfianças no relacionamento.
A base do relacionamento profissional é a confiança e a transparência, uma vez quebrada uma delas, é preciso sair desse relacionamento a fim de evitar maiores danos. (provérbios 22.24-26) Apresenta conselhos sobre com quem não devemos nos associar.
Cuidado com seus relacionamentos, as pessoas de quem você se acerca podem contribuir para o seu crescimento e felicidade ou para a suas ruina e tristeza.
コメント