Doentes pelo poder.
- teleswork
- 21 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A síndrome de poder, ser reconhecido, exercer autoridade sobre os outros é algo que sempre tenta dominar o coração dos homens. Alguns para realizarem este desejo, não medem esforços nem se importam com as maneiras e as consequências dos seus atos desde que, obtenham o querem. Nem mesmo as pessoas de caráter e espírito mais elevados estão isentas de serem tentados pelo poder.
Veja o pedido que João e Tiago fizeram a Jesus: Mestre queremos que nos faça o que pedimos. Ele lhes disse: que quereis que vos faça? E eles disseram: concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um a tua direita e outro à tua esquerda. (Marcos 10.35-37).
Tiago e João eram discípulos muito próximos de Jesus e mesmo assim, foram tentados pela síndrome de poder, aliás este era um assunto constante entre os 12 de Jesus, de maneira que o Mestre resolveu lhes ensinar uma maneira de ser grande, de ser influente e importante, sem que isto lhes domine o coração e os tornasse orgulhosos.
Jesus ensinou que no seu Reino, o caminho para a grandeza é diferente do caminho utilizado pelas pessoas desse mundo. No reino de Deus, aqueles que desejam ser grandes e serem servidos, devem se tornar os menores e o servo de todos.
E, os dez, tendo ouvido isso, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Mas Jesus, chamando-os a Si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será o vosso serviçal. E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro será o servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10.41-44).
Com este ensinamento, Jesus deu aos seus discípulos uma lição de humildade e ao mesmo tempo mostrou uma maneira de como liderar sem ser dominado pela síndrome de poder e acabar corrompido pelo egoísmo e ganancia. Pois, Ele mesmo sendo o próprio Filho de Deus, digno de ser honrado e servido, não usou de suas prerrogativas como Deus, para dominar seus discípulos, antes colocou-se na posição de servo humilde para fazer a vontade do Pai e resgatar seu povo, conforme (Filipenses 2.5-11).
Dessa forma, se o próprio Senhor Jesus, sendo Deus se fez servo, quem somos nós para querer subir em tronos?
Quer ser grande, torne-se o menor; quer ser servido, sirva a todos!
Comments