gato com dois sentidos não pega ratos
- teleswork
- 2 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Houve um tempo em Israel que devido ao casamento do rei Acabe com Jezabel o povo dividiu sua devoção, ao mesmo tempo em que adoravam ao Deus de Israel, sacrificavam a baal e asherah, que eram deuses do panteão cananeu. Isto causou a derrota moral de Israel e trouxe um período de grande seca sobre a terra.
Deus usou o profeta Elias para restaurar a devoção e o culto ao seu nome combatendo os profetas de baal na famosa batalha no monte Carmelo. 1 Reis 18. Neste episódio, Elias repreendeu o povo por ter um pensamento dividido servindo a Deus e a baal, ele disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se baal, segui-o. (v.21).
Muitas vezes nós cometemos o mesmo erro do povo de Israel, ficamos com pensamentos divididos entre as coisas desse mundo e o Reino de Deus. Hora estamos santos, hora carnais, às vezes dispostos a largar tudo pelo Reino, às vezes dispostos a largar o Reino por tudo. Lembro-me que minha avó dizia “gato com dois sentidos não pega ratos”.
É preciso que tenhamos firmeza na nossa decisão em servir a Deus. A partir do momento em que nos entregamos a Cristo não podemos ter dois senhores em nossa vida, Ele mesmo disse: Não podeis servir a dois senhores; porque ou há de se odiar a um e amar o outro; ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom (riquezas). (Mateus6.24).
Precisamos entender que, muitas coisas podem virar pequenos baals, ou baalins em nossos corações e dividir nossa devoção nos fazendo quebrar o primeiro mandamento: Não terás outros deuses diante de mim! (Êxodo 20.3). O dinheiro, o time de futebol, os amigos, até nossa família pode se tornar um ídolo em nosso coração e Jesus foi categórico quando disse:
Quem ama mais o pai e a mãe do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. (Mateus 10.37).
Por isso, é preciso sondar o nosso coração e perceber se algum pequeno ídolo já se formou dentro dele. Nossas atitudes diárias revelam o nosso coração, onde está o nosso tesouro. Se você é daqueles que não encontra tempo para orar, que passa o dia inteiro e não lê a palavra, que troca o culto por qualquer programação, tipo o jogo do seu time ou uma ida ao cinema com os amigos, cuidado! Avalie se o Senhor é realmente a prioridade em sua vida e se o Reino dEle está mesmo em primeiro lugar, ou se seu coração está dividido e você está se dedicando mais ao outro deus do que ao Senhor que morreu por você na cruz.
Comments