Guarde o Seu Coração.
- teleswork
- 5 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4.23
A palavra hebraica original aqui traduzida por “coração”, corresponde à sede dos sentimentos e decisões, no antigo oriente era compreendida como a região das entranhas (intestinos), por causa da sensação de frio na barriga, que sentimos quando passamos por alguma situação ou decisão difícil.
JESUS, fez referência a isso quando ensinava que a boca fala daquilo que está cheio o “coração” Lucas 6.45
Em outro momento Jesus diz que o que contamina o homem é o que sai do seu interior, não a comida. Mateus 15.17-20
Paulo faz referência a uma geração cujo o ventre, ou seja, o coração, é seu próprio deus, uma geração perversa.
As nossas emoções revelam o estado do nosso interior, logo, entendemos que o corpo vai expressar o que nossa alma está sentindo.
Vários homens e mulheres de Deus passaram por momentos de dor de alma que os levaram ao extremo de suas capacidades físicas e mentais.
Raquel: dá-me filhos senão morro!
Moisés: Bateu na rocha.
José: quando viu seus irmãos, chorou bem alto.
Ana, estou amargurada de espírito.
Elias: Pediu à morte.
Davi: enquanto calei os meus pecados envelheceram meus ossos.
Jesus: Pai, se possível passa de mim este cálice.
Verdade central: se o próprio Jesus em sua humanidade passou por sofrimento psicológico e teve suas emoções abaladas, nós não podemos ignorar a necessidade de cuidar da nossa alma.
O QUE É GESTÃO EMOCIONAL?
É a capacidade de controlar os sentimentos de maneira que eles não sejam manifestados pelo nosso corpo de acordo com a descarga hormonal despertada.
Todo sentimento libera hormônios específicos que tendem a nos fazer agir de uma determinada forma.
Ex.: medo – adrenalina
Alegria – endorfina
Ansiedade e estrese – cortisol
Sono – melatonina
Deus colocou em nós um sistema nervoso, que é um instrumento perfeito para nos ajudar a agir de acordo com cada momento e é preciso que esse sistema esteja funcionando muito bem.
Por isso, gestão emocional começa pelo bom cuidado do corpo, um corpo saudável reflete diretamente na capacidade de gestão das emoções.
Ah Bispo, que bênção! Quer dizer que, é só eu cuidar bem do meu corpo e manter meus hormônios ajustados que meus problemas emocionais acabaram?
Infelizmente, não!
Existem diversas situações na vida que por mais que estejamos fisicamente bem e emocionalmente equilibrados, não conseguimos escapar devido a força traumática delas.
Ex: perdas, abandono, traição, perseguição, injustiças...
Essas experiências geralmente têm a força de nos desestabilizar e muitas pessoas consideradas fortes acabam caindo. Moisés, Davi, Elias...
O que fazer então para gerenciar minhas emoções nestes momentos?
GUARDE O SEU CORAÇÃO!
1. Cuide dos seus sentidos.
Jesus disse que o que contamina o homem é o que sai do coração. Nosso coração (alma) é alimentado pelos nossos sentidos. Olfato, visão, audição, tato, paladar. Ou seja, aquilo que vemos, ouvimos, tocamos e sentimos podem contaminar nosso coração e nos levar à queda. Veja a história de Adão e Eva. Gênesis 3.
A serpente falou, Eva ouviu, daí então ela viu que o fruto era bom para comer, então ela pegou o fruto e depois comeu. A partir de então o pecado os escravizou.
2. Aprenda a ignorar.
Existem situações e pessoas que precisam simplesmente serem ignoradas. Reagir emocionalmente a tudo que acontece só causa desgaste emocional. Por isso, aprenda com Davi, a ignorar aquilo que tenta te desestabilizar. I Samuel 17.28-31.
3. Tenha um objetivo de vida claro e mantenha-se focado nele.
Quando temos um objetivo bem definido e nos mantemos focados nele, por mais que as dificuldades ou pessoas ao nosso redor tentem nos desestabilizar, permaneceremos firmes como Neemias. Neemias 6.1-3
4. Construir uma base forte: fé, família e amigos.
Fé: Mateus 7.24-25; Salmos 125
Família: Eclesiastes 4.9-12
Amigos: provérbios 17.17
5. Viver um dia de cada vez. Mateus 6.34
Embora seja muito difícil especialmente para quem sofre de ansiedade, viver um dia de cada vez, é uma das coisas mais sábias que podemos fazer. Por mais, que tentemos nos preparar e antecipar o amanhã, ele só acontecerá quando chegar. Por isso, aprenda a controlar seus pensamentos e voltar seu foco para o presente, para o momento que importa, o agora!
@Bp.MarcosTeles
Comments