top of page

Guiados Pelo Espírito de Deus.

  • teleswork
  • 5 de dez. de 2023
  • 4 min de leitura

Salmos 32.9


Introdução: Vivemos hoje em uma sociedade que em nome da liberdade tenta normalizar aquilo que é contrário à sua própria natureza. Hoje é comum você encontrar pessoas se identificando e agindo como animais. Elas fazem transformações em seus corpos, mudam seus comportamentos para se parecerem com aquilo que acreditam ser.

A bíblia diz que Deus criou cada espécie de maneira específica e para cumprir seu propósito. Mas, a o homem, Ele o fez, à sua imagem e semelhança e nos deu um espírito diferente do dos animais.


Os animais são seres irracionais, são guiados pelos instintos, e por mais que desenvolvam certo grau de inteligência, não conseguem racionalizar sobre suas ações.

Os homens, por outro lado, são seres dotados de razão, capazes de pensar sobre suas ações e isto é o que os torna “superiores” aos demais animais.


Porém, existem pessoas que parecem ter perdido a razão e passam a agir controlados por seus instintos. Tornam-se irracionais, agem sem refletir, são dominados pela vontade.


Tanto homens como os animais têm instintos, a diferença está em que os animais são controlados por eles, os homens devem controla-los.


Não nascemos para sermos guiados pelos instintos, mas pelo Espírito.

Por isso a bíblia diz que todos que são guiados pelo instinto satisfazem as vontades da carne e assim não tem parte com Deus e dessa forma não herdarão o Reino dos céus. Gálatas 5.16-21


O principal instinto que compartilhamos é o de sobrevivência.

Este instinto nos leva a adotar comportamentos que visão garantir a nossa sobrevivência os principais são:

Sexualidade

Domínio.

Alimentação.


Estas três classes de comportamentos garantem a nossa sobrevivência mas, se forem desajustadas constituem os conjuntos de obras que o apóstolo Paulo classifica como: obras da carne.


Em 1 Coríntios 6.9 e Apocalipse 22.15, a bíblia traz uma lista de pessoas que ficarão de fora do Reino de Deus.

Dentro dessas listas podemos observar que os comportamentos instintuais de domínio, sexo e alimentação têm predominância.


Domínio: (Ira, orgulho, vaidade) 1. Coríntios 6.9

Desde o início de a queda, a criação luta por domínio. Foi uma ordem os homens dominarem sobre as demais obras criadas.

O homem domesticou as feras mais temíveis, dominou os mares mais bravios, os céus não foram limites e até o espaço tem sido buscado pelo homem.

Mas Deus nunca mandou o homem dominar sobre o homem, mas quando o homem perde a racionalidade ele, escraviza seu semelhante, mata, rouba, engana, ele se torna o que a bíblia classifica como cão.

O cão, é uma referência a perda da racionalidade, da pessoa que age por instinto, por maldade.

O cão, no sentido figurado da palavra é aquele que é mal, vil, ele age dominado pela inveja, ganancia e é capaz de fazer mal ao seu próprio irmão como Caim. Ele é totalmente dominado por seu instinto e Deus disse a Caim, porque você está furioso e, por qual motivo o teu rosto está transtornado? Se você fizer o bem serás aceito, mas se não fizeres o mal jaz a porta e o teu desejo será contra ti, mas cabe a você dominá-lo. Gênesis 4.6-7.


A Sexualidade:

O sexo é a maneira pela qual uma espécie se perpetua. O acasalamento entre os animais tem como objetivo exclusivo garantir a sobrevivência da espécie.

Porém entre os humanos, o sexo tem o poder de criar laços afetivos. Uma pessoa saudável desenvolve uma vida sexual ajustada e monogâmica porque criou laços fortes com sua parceira.

Uma pessoa dominada pelos instintos sexuais, não cria laços, são infiéis nos relacionamentos. não visa reprodução e perpetuação da espécie, evitam ter filhos e são abortistas. Buscam apenas o prazer edônico. Para satisfazer-se, não importa com quem, ou o que, não importa o lugar, eles querem apenas satisfazer seus instintos.

Por isso, Deus condena o sexo entre pessoas do mesmo gênero e entre espécies diferentes. Levítico 18.22-23; Romanos 1.24-26.


A comida e bebida:

Além de garantirem nossa sobrevivência, a comida e a bebida têm uma relação com os prazeres da vida: o rei Salomão descreve a comida e a bebida como as únicas coisas que aproveitamos dessa vida como resultado do nosso trabalho debaixo do sol. Eclesiastes 2.24.

Porém, a comida e a bebida podem se tornar em laço para nós, pois quando perdemos o controle sobre este instinto e passamos a ser dominados por eles, nos tornamos glutões e beberrões perdendo completamente o sentido.

O glutão não tem controle sobre seu impulso de comer, ele torna-se escravo da comida colocando em risco sua saúde.

Lembro-me de uma expressão que a minha mãe usava, “fome canina”, ela dizia isto quando eu ou meu irmão comíamos demais.

Nunca entendi direito essa expressão até ter um cachorro. Embora seja difícil você encontrar um animal que coma além do que pode comer, o cachorro parece sempre estar com fome e ser insaciável.

Assim é o glutão, como um cão insaciável.

Da mesma forma o beberrão, o alcoólatra. Ele não tem domínio sobre seu instinto, bebe até perder os sentidos, torna-se irracional, destrói seus recursos, sua família e tudo ao seu redor. É um verdadeiro escravo do seu vício.


A bíblia diz que não devemos andar sob o domínio da carne. Não devemos ser como o cavalo e a mula, seres irracionais que são guiados por cabresto.


Devemos ser guiados pelo Espírito de Deus e só assim, não vamos nos tornar escravos da carne.


Como eu posso andar em Espírito?

A primeira coisa é recebendo o Espírito Santo em sua vida.

Isto acontece quando você, se arrepende dos seus pecados e aceita a Jesus como seu salvador. João 14.16-27.


Entender que, andar em espírito não tem nada a ver com questões espiritualizadas, cultos de revelações, milagres, dons e comportamentos estranhos, mas com uma vida regrada e conduzida pela palavra de Deus. Uma conduta digna diante dos homens. Mateus 5.16.


Por fim, combater o combate diário contra a velha criatura que habita em nós e tenta a todo custo tomar o controle e nos tornar escravos dos nossos instintos, o que nos levará a ficar de fora do Reino de Deus. Gálatas 5.22.



Se gostou do conteúdo, comente e compartilhe com seus amigos.

Siga o bispo Marcos Teles no Instagram: @bpmarcosteles

 
 
 

Comments


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page