hum, eu gosto é assim, amostradinho!
- teleswork
- 6 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

Recentemente viralizou nas redes sociais um meme, no qual Mateus Cobertura (criador), se fantasia de morte e diante de situações onde as pessoas fazem comportamentos perigosos que colocam suas vidas em risco, ele diz a frase que ficou famosa: “hum, eu gosto é assim, amostradinho, vou logo fazer sua passagem!” em seguida descreve o mal que acontecerá a pessoa que está se colocando em risco.
Embora, tudo tenha um tom de brincadeira que nos faz sorrir, o meme também traz uma grande reflexão sobre como nós seres humanos temos a tendencia a assumir comportamentos perigosos e desafiadores que colocam nossa própria vida e a vida dos outros em risco de maneira gratuita, de maneira que realmente dá para imaginar a morte dizendo: “hum eu gosto é assim, amostradinho. Vou logo fazer sua passagem!”.
É característic0 dos seres humanos agir com bravura, coragem, serem destemidos e desbravadores. Muitos realmente perderam a vida se colocando em risco em batalhas, em navegações exploradoras, em comportamentos heroicos que resultaram no desenvolvimento social e tecnológico, mas o problema é quando o comportamento desafia a morte e até mesmo o próprio Deus, sem qualquer justificativa, apenas pelo mero prazer de empinar uma moto, fazer uma brincadeira perigosa, agir de maneira boba e irresponsável.
As pessoas que agem assim, geralmente acabam muito mal. Biblicamente temos diversos exemplos de pessoas que tiveram comportamentos desafiadores colocando-se contra Deus e seu povo, desafiando os limites da própria morte. Alguns por ignorância, outros por arrogância, outros por ódio e inveja. A passagem deles já estava sendo escrita. Faraó no Egito, disse: Quem é o Senhor, cujo a voz eu ouvirei, para deixar iIsrael ir? (Êxodo 5.2). Ramã que mandou construir uma forca para enforcar a Mardoqueu e acabou enforcado nela. (Ester cap.6), Balaão, que sendo profeta de Deus, aceitou suborno de Balaque para amaldiçoar Israel, (Números 22.21-23.30).
O comportamento imprudente e desafiador é característico dos ímpios, pessoas cujo o coração é obstinado, autossuficiente, arrogante. O ímpio diz em seu coração, não há Deus! (Salmos 53.1) e ainda, Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: não há Deus! (Salmos 10.2-4) Romanos 1.18-32, sintetiza todo o comportamento ímpio e desafiador de alguns homens e diz que são dignos de morte aqueles que praticam tais coisas e não somente quem pratica, mas aqueles que concordam. (v32).
Como último exemplo de pessoas com comportamento desafiador, vejamos a parábola do rico insensato, que Jesus contou em Lucas 12.16-21. O campo de um homem rico produziu em abundância; ele dizia consigo mesmo, que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: farei isto: Derrubarei os meus celeiros e construirei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (usando o a frase do meme: Hum, eu gosto é assim, amostradinho. Vou logo fazer sua passagem). Assim é aquele que ajunta tesouros para si e não é rico para com Deus.
Jesus, estava ensinando que acumular riquezas e colocar nelas o seu coração e a sua confiança é loucura pois, as riquezas não podem garantir a certeza da vida, tampouco da salvação. Por isso, é preciso desenvolver uma postura temente a Deus, pois ele tem o poder de matar o corpo e depois disso ainda lançar a sua alma no inferno conforme está escrito em Mateus 10.28. O temor de Deus nos levará a viver uma vida em conformidade com sua Palavra e vontade, sem cometer atos imprudentes que deem à morte a possibilidade de nos ver como amostradinhos e assim, ter a legalidade de fazer nossa passagem e abreviar os nossos dias.
Cuidado com seus comportamentos amosotradinhos, pois sua passagem já pode estar sendo carimbada.
Comentarios