não cometa o mesmo erro que asafe
- teleswork
- 9 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Porquanto eu acumulava inveja dos arrogantes, ao ver a prosperidade desses ímpios. Até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. (Salmos 73.2-3,17).
Muitos de nós cometem o mesmo erro do salmista Asafe, olhar para prosperidade dos ímpios e comparar sua vida com a deles. Ao fazer isto, realmente afligiremos nossa alma, pois às vezes teremos a impressão de que não vale a pena viver uma vida de renúncias e santidade passando por provações, enquanto os ímpios que não temem a Deus, vivem uma vida próspera e desfrutam de todos os prazeres que desejam.
Olhando a grosso modo, e analisando somente as coisas dessa vida, realmente a impressão que dá, é que estamos sendo “injustiçados por Deus”. Mas, é preciso lembrar algumas coisas muito importantes.
A primeira delas é que: A nossa vida não se resume somente as coisas desse mundo. O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios: Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (1. Coríntios 15.19). Asafe, entendeu isto quando entrou na casa de Deus e pode meditar no fim de todas as coisas. Nós precisamos lembrar que, esta vida é somente uma sombra daquilo que está por vir, e que nenhuma riqueza ou glória alcançada pelos homens aqui, se compara com a glória que há de ser revelada e está reservada aos filhos de Deus.
Segundo que: Deus é justo. Se Deus abençoasse somente aqueles que lhe são obedientes e temem o seu nome, Ele estaria condicionando as pessoas a servi-lo por interesse e estaria cometendo injustiça com aqueles que usam do próprio direito dado por Deus de escolher não o servir. Por isso, ele dá luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover sobre justos e injustos. (Mateus 5.45). Toda criação está sob as mesmas leis naturais da vida, todos vivem e morrem, e quanto as questões de oportunidades os homens mesmos criam as desigualdades e a pobreza. No Reino de Deus não será assim, todos desfrutaremos da mesma glória do Pai.
Por fim, é preciso entender que as riquezas e prazeres desse mundo são finitas e não garantem paz e nem tampouco a salvação. Jesus mesmo disse: Não adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. (Marcos 8.36). E ainda que: Não adianta juntar riquezas para si, e não ser rico para com Deus. (Lucas12.21). Isto não quer dizer que você não pode lutar para ter uma vida próspera e rica na terra, mas que, se o seu maior tesouro forem as coisas deste mundo, você pode até conseguir alcançar o que deseja, mas sua riqueza, alegria e glória serão finitas e acabaram com o fim da sua vida, ou até mesmo uma doença pode destruir, ou elas poderão ser roubadas.
Dessa forma, viva da melhor maneira possível nesta terra, sonhe, conquiste, realize. Mas não firme o seu coração naquilo que não pode lhe dar o maior de todos os tesouros, a salvação da sua alma e a garantia da vida eterna. Isto, só a fé em Jesus pode trazer. Onde está o teu tesouro aí estará o teu coração. (Mateus 6.21).
Comments