top of page

não da pra deletar!

  • teleswork
  • 8 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Venderam José aos ismaelitas por vinte peças de prata e estes o levaram para o Egito. (Gênesis 37.28b).


José foi odiado, rejeitado, ameaçado e vendido como escravo pelos seus próprios irmãos. Todas essas coisas que aconteceram com José, causaram feridas profundas e ficaram registradas em sua memória causando dor e sofrimento por muitos anos em sua vida.


A neurociência afirma que não podemos apagar nossas memórias de maneira consciente, a não ser que aconteça um trauma físico que cause amnésia. Dessa forma, tudo o que vivemos fica registrado em nossa mente e moldará quem somos de forma positiva ou negativa.


Pessoas com registros traumáticos podem se tornar, depressivas, tímidas, amargas, desenvolverem síndrome do pânico, complexo de inferioridade ou narcisista. Mas, felizmente no caso de José, ele conseguiu lidar de maneira extraordinária com as lembranças traumáticas e não permitiu que elas impactassem sua vida de maneira negativa.


José ressignificou seu sofrimento e encontrou propósito em sua dor e, dessa forma encontrou forças para manter vivos seus sonhos.


José entendeu que não adiantaria ficar apegado às lembranças traumáticas causadas por seus irmãos, entendeu que não poderia deixar sua mente e sua alma prisioneiras do cárcere do remorso e do rancor, preferiu no seu presente e no que poderia construir a partir do novo momento que estava vivendo, do que ficar ancorado no passado, preferiu abrir a porta do perdão do que, fechar o caixão do ressentimento.

O resultado disso foi que ele realizou todos os sonhos do seu coração. (Gênesis 41.37-49).


Então, entenda isso, não, você não pode apagar o passado e as lembranças de que foi ferido, rejeitado, traído, desprezado as vezes até mesmo por quem deveria te amar e proteger. Mas, sim é possível passar por tudo isso sem se tornar escravo da dor, da amargura, do sofrimento, do ódio.  


E se o exemplo de José não for suficiente para você, olhe para a cruz, ela está vazia, mas jesus passou por ela para garantir que você pudesse vencê-la também. Em Cristo, somos mais que vencedores.

3 Comments


Guest
Aug 08, 2024

Tremendo!

Que aprendamos a resignificar nossas dores, e achar um propósito em cada uma delas.

Like
teleswork
Aug 20, 2024
Replying to

Sim, é verdade! No primeiro momento, nossas dores parecem querer nos destruir, mas se pedirmos a Deus a graça para enxergarmos sua vontade em meio as dores, então encontraremos o propósito dEle e poderemos dar um significado para elas.

Like

Maria Zélia Santana Teles
Maria Zélia Santana Teles
Aug 08, 2024

Que o Senhor nos dê a força, a maturidade, o controle emocional de José!

Like

BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page