não entre na luta, se não podes vencer!
- teleswork
- 27 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: contra este filisteu não poderás ir para peleja com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria (...) assim, feria o teu servo tanto o leão quanto o urso, e, assim, será com este incircunciso filisteu. (1 Samuel 17.32-36).
Quando Davi aceitou lutar contra o gigante, ele sabia exatamente onde estava se metendo. Davi deu uma boa sondada no inimigo, se certificou de que poderia vencê-lo baseado na experiência que tinha de batalhas anteriores com adversários maiores e mais fortes do que ele.
Além disso, avaliou as recompensas oferecidas pelo rei, a quem vencesse o gigante, adicionando um fator motivacional à sua luta, e por fim, escolheu lutar com suas próprias armas das quais tinha total domínio e habilidade em seu manuseio. Com isto, Davi partiu confiante de que Deus lhe daria vitória como de fato o fez.
Existem muitas pessoas derrotadas porque entraram em batalhas que não podiam vencer. Não avaliaram o nível do seu oponente, não tinham a motivação correta e acreditaram que poderiam usar as armas de outras pessoas para vencer. Acabaram derrotadas e frustradas culpando a Deus por não lhes dá a vitória desejada.
É preciso saber escolher bem suas lutas e Davi nos ensina estas três lições poderosas:
1. Só entre em batalhas das quais você tem a certeza de que pode vencer.
2. Avalie bem as recompensas para não lutar por algo que não vale a pena.
3. Use aquilo em que você é capacitado e tem habilidade para executar, assim terá total segurança de que irá vencer.
Entenda, Deus não pelejará por nós, quando entremos em batalhas que Ele não autorizou e das quais não tínhamos o que era necessário para vencer. Por isso, avalie bem antes de entrar em uma luta.
Comments