top of page

não seja frouxo, seja chazak!

  • teleswork
  • 5 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura

Provérbios 24.10 diz: Se te mostrares FRACO no dia da angústia, é que a tua força será pequena. A palavra fraco, em seu original hebraico é CHALASH, que utilizada para expressar fraqueza em diversos sentidos, fraqueza física, fraqueza de caráter, fraqueza emocional... Mas, um dos sentidos de CHALASH, expressa o que conhecemos em português de maneira popular como Frouxo, palavra utilizada geralmente de maneira pejorativa para designar alguém medroso, sem coragem, preguiçoso.


A palavra que contrasta com CHALASH, é CHAZAK, que representa força, coragem, ânimo, disposição, intensidade. Na vida, podemos nos mostrar chalash ou chazak, frouxos, medrosos e preguiçosos ou, fortes, dispostos e animados.


É importante entender que a maneira como nos mostramos diante dos desafios, geralmente determina o resultado deles, antes de começarmos. Por exemplo, antes de entrar na guerra pela conquista de Canaã, Josué recebeu a visita do Senhor que lhe disse: Seja chazak! Forte, corajoso, não seja chalash, não tenha medo nem te espantes. Josué 1.1-9.


Josué havia acabado de perder seu líder, mentor, pai espiritual e com certeza melhor amigo, ele estava de luto, certamente muito triste e o Senhor lhe aparece dizendo que ele iria assumir o lugar de Moisés frente ao povo e fazê-los herdar a terra prometida. Josué conhecia bem o caráter do povo de Israel, e embora, aquela geração que saiu do Egito não existisse mais pois, caíram no deserto, Josué sabia que sua missão seria muito difícil.


Quando o Senhor lhe apareceu para levantá-lo como comandante dos exércitos de Israel, talvez Josué esperasse receber do Senhor, uma promessa de milagres semelhantes aos realizado no Egito, 10 sinais maravilhosos nunca antes visto. Mas, o Senhor lhe disse que ele enfrentaria a guerra e por tanto de veria se mostrar chazak, forte e corajoso. Isto nos mostra que, nem tudo na vida será respondido de maneira sobrenatural, por vezes, teremos que ter apenas a coragem, a força, a disposição de enfrentar nossas guerras, nossos medos, nossos desafios se quisermos alcançar nossa terra prometida.


Dessa forma, foi de extrema importância para Josué receber esse comando naquele momento, pois a maneira como nos colocamos frente aos desafios, podem determinar seus resultados como dito antes. Se você acorda pela manhã, preguiçoso, reclamando de tudo, certamente o resultado do seu dia será muito ruim. Se você vai enfrentar um desafio de saúde e se mostra abatido diante dele, sua força para vencê-lo será pequena. (Não é que não possamos nos entristecer diante de uma má notícia, de saúde especialmente), mas não devemos nos abater.


Os lutadores de artes marciais costumam dizer que percebem antes mesmos da luta começar, no olhar do seu adversário se eles terão uma luta fácil ou se enfrentaram uma batalha. Especialistas em contratação de pessoas, percebem na postura do candidato se ele será uma pessoa qualificada para a vaga. Geralmente, a postura denuncia nossa disposição, força e fé no que estamos fazendo, ombros caídos, cabeça baixa, olhar disperso, dão sinal de chalash. Ao contrário de, ombros erguidos, coluna ereta e peito estufado, olhar fixo e determinado que representam chazak, força, ânimo, disposição e fé.


Então, seja lá quais forem os desafios que vocês terão que enfrentar, não sejam frouxos, chalash, sejam fortes, corajosos, sejam CHAZAK!


Os que confiam no Senhor, renovarão as suas forças! Isaías 40.31

Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam! Salmos 125.1-3

Você vem a mim, com espada e escudo, eu porém vou contra você em nome do Senhor. 1 Samuel 17.45.

 

Kommentare


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page