top of page

o sentimento que derrubou o diabo

  • teleswork
  • 6 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda. (Provérbios 16.18).


“A maioria dos nossos problemas são de caráter emocional, e o orgulho é o motivo de permanecermos neles”. (autor desconhecido).


O orgulho é uma prisão que nos mantém cativos aos nossos sentimentos. Uma pessoa orgulhosa tem um coração endurecido e muita dificuldade de reconhecer seus erros e pedir perdão. Para a pessoa orgulhosa é preferível perder algo do que ter seu orgulho ferido.


Não obstante, o orgulho foi o sentimento que encheu o coração de satanás e o levou a queda. Como caíste desde o céu, ó lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo abismo. (Isaías 14.12-15).


Quando satanás enche o coração de alguém de orgulho, ele leva a pessoa a um estado de rebelião. Pessoas orgulhosas não respeitam autoridades, desafiam pais e mães, são rebeldes diante de seus professores, acreditam ser melhores do que seus mestres, tornam-se autossuficientes.


É muito difícil recuperar uma pessoa cujo o coração o diabo encheu de orgulho. São duros, não aceitam o tratamento, e a correção para eles é como ofensa. O apostolo Paulo disse que esse tipo de pessoa está entre a geração perversa do fim: orgulhosos, amantes de si mesmos, desobedientes, soberbos, obstinados, irreconciliáveis. (2 Timóteo 3.1-9).


É preciso tomar cuidado para que o orgulho não tome conta do nosso coração. Você pode perceber isto, todas as vezes em que você precisar pedir desculpas e tiver dificuldades de fazê-lo, ou quando começar a achar que só porque cresceu, em estatura e conhecimento não deve mais respeito a seus pais, ou aqueles que foram seus mestres. E, ainda, quando nunca se achar culpado ou errado, sempre buscando se justificar ao invés de reconhecer-se culpado.


Lembre-se: o Senhor resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Humilhai-vos diante do Senhor e Ele vos exaltará. (Tiago 4.6-10).

 

Comments


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page