o tempo não para!
- teleswork
- 12 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Você já viveu algum momento em que teve a sensação de que o tempo houvesse parado e o dia se arrastou parecendo ter mais do que as 24 horas que o relógio marca? Ou a situação inversa, em que o dia passou como num piscar de olhos? Certamente que sim, você já deve ter vivido estas duas situações. Isso acontece porque, embora, todos os dias tenham 24 horas, a nossa percepção de tempo varia de acordo com o tipo de momento que estamos vivendo.
Geralmente em momentos felizes, de lazer em que estamos fazendo o que gostamos, a nossa percepção do tempo é de que ele está passando depressa. Da mesma maneira, em dias difíceis, de trabalho duro, na sala de um hospital, em uma reunião maçante, o tempo parece se arrastar e o dia parece não ter fim.
Porém, a verdade é que o tempo está passado de maneira contínua e ininterrupta. E infelizmente só nos atentamos para isso, quando estamos em umas das situações citadas acima. A bíblia fala amplamente a respeito do tempo, neste caso do tempo da vida, de como ele é breve, passageiro e nos alerta acerca da necessidade de saber viver, contar os nossos dias de maneira sábia.
O salmo 90.9-12 diz: Sim, todos os nossos dias dissipam-se diante do teu furor, findamos os anos como um suspiro. De fato, os dias da nossa vida, chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais saúde, entretanto, a maior parte dos anos é de labuta e sofrimentos, porquanto a vida passa muito depressa e nós voamos (...) Sendo assim, ensina-nos, pois, a contar nossos dias, afim de que possamos alcançar um coração verdadeiramente sábio.
Um verso de uma canção secular diz que “É preciso saber viver”. Saber viver começa com o entendimento de que a sabedoria de que precisamos para viver nossos dias é adquirida através do temor ao Senhor. (Provérbios 9.10) e ainda, O coração sábio aceita os mandamentos (...) (Provérbios 10.8). Geralmente os jovens têm maior dificuldades de entender isso, pois acham que têm todo o tempo do mundo, mas o quanto antes você entender este princípio, melhor você conduzirá os seus dias e aproveitará o tempo que Deus te dá aqui na Terra.
Eclesiastes 12.1 diz: lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da tua velhice em que dirás: “não tenho mais satisfação em meus dias”.
Lembre-se, o tempo é o único recurso que nós não temos como quantificar e saber o quanto ainda temos disponível. Dessa forma, use-o com sabedoria. Aproveite os dias felizes em que as horas passam como segundos e, aprenda nos dias difíceis em que os segundos passam como se fossem horas.
Sempre que penso neste tipo de assunto me volto para algumas passagens, como: Hb 12.14 e outra que está em 1 Timóteo 6. As distrações desta vida sempre nos tiram o foco de viver para Deus em tudo o que fazemos.
Atualmente, a impressão que nos dá é que o tempo está voando! Precisamos aproveitar o tempo que temos para anunciar a salvação!