Organização: uma chave para o êxito.
- teleswork
- 15 de dez. de 2023
- 4 min de leitura

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A Terra era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz!”, e houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e separou a luz das trevas. Chamou Deus à luz dia, e às trevas chamou noite. Houve então, a tarde e a manhã: o primeiro dia... (Gênesis 1.5)
Introdução: O significado da palavra Gênesis é: ponto do qual algo se origina, passa a existir, origem. A Bíblia tem seu início com a narração da Gênesis da Terra e de tudo o que nela existe.
Um ponto importante a notar é que, antes de Deus iniciar sua criação, existia um estado de caos, a Terra se encontrava em um estado no qual era impossível existir vida. Ao que Deus passou a organizar todas as coisas criando as condições necessárias para a existência da vida e para a prosperidade dela.
Deduzimos então que, toda visão, todo projeto de vida para ter êxito precisa de organização.
As etapas, o tempo, os recursos... tudo precisa estar bem organizado para funcionar e prosperar.
A organização nos permite ter clareza do que precisa ser feito e de como precisa ser feito.
A história de Neemias nos dá um belo exemplo de como, com organização algo que está em ruínas pode ser restaurado.
Após a invasão dos caldeus à Jerusalém 597 a.C. a cidade ficou destruída. Os muros estavam caídos, as portas queimadas, os ofícios no templo paralisados, as famílias misturadas, um verdadeiro caos.
Por volta do ano 445 a.C. Deus concedeu a Neemias através do rei Artaxerxes autorização para restaurar à Jerusalém.
Neemias tinha um propósito: RESTAURAR OS MUROS, ele também tinha os recursos, mas antes de iniciar ele SE ORGANIZOU.
1. Antes de mais nada, Neemias deu uma volta na cidade para ter ciência da situação real em que se encontrava a cidade. (Ne. 2.11-18)
Ao fazer isto, Neemias pôde ver com seus próprios olhos o tamanho do seu desafio e assim, ter ciência do que seria necessário para iniciar a obra. Ele pôde então, elaborar um plano seguro que garantisse o êxito desejado.
A ansiedade pode nos levar a fazer as coisas sem a devida análise e planejamento. Porém, um pouco de tempo gasto planejando, pode resultar em uma economia de recursos e energia, além de possibilitar a realização do que se deseja em um tempo mais curto do que o esperado.
2. Ele organizou as turmas e turnos de trabalho. (Ne. 3.)
Após tomar ciência da situação real em que a cidade se encontrava e do que era preciso fazer, Neemias organizou as turmas de trabalho, colocando os trabalhadores em pontos estratégicos. Colocou as turmas para reconstruir na região pertencente às suas famílias, gerando assim, maior motivação no coração dos trabalhadores.
A organização prévia do ambiente ou dos materiais necessários para a execução de qualquer tarefa ou projeto, gera a motivação necessária para sua realização.
3. Ele começou pelo que era essencial, a reparação dos muros e portas. (Ne. Cap. 3 a 6).
Neemias começou a reconstrução reparando as portas e os muros da cidade, elementos fundamentais para a proteção. Uma cidade sem muros naquela época era facilmente invadida.
Não podemos manter seguro nossos projetos se “nossos muros e portas” estiverem queimados e destruídos.
Ex.: Um casamento não se sustenta se houver rachaduras nos muros da confiança, do respeito, do cuidado...
A vida financeira não prospera se as “portas” não estiverem fechadas para as dívidas, os gastos desnecessários, a ostentação...
Não haverá prosperidade emocional, se sua alma estiver cheia de rachaduras pela falta de perdão, pelo ressentimento...
É preciso, começar pelo essencial, preparar o terreno para depois, construir.
4. Ele continuou a organização, agora colocando em ordem o que era importante. (Ne. Cap. 9 a 13).
Depois de reparar os muros e as portas e garantir que a cidade estivesse segura, Neemias então, passou a organizar as coisas importantes, o culto a Deus, reestabelecendo os ofícios sacerdotais, as ofertas e sacrifícios. A Justiça social, cuidando das viúvas e órfãos, assim como, a questão da miscigenação das famílias. Ele mandou embora todas as mulheres estrangeiras com seus filhos.
Não podemos colocar como dizem: “os carros na frente dos bois”. Muitas pessoas veem seus planos frustrados porque pulam etapas que são essenciais para que os planos se firmem.
Ex.: Jovens que se casam e até tem filhos sem a devida estrutura emocional e financeira.
Pessoas que fazem investimentos além do que podem pagar. Que mantém um padrão de vida que destoa da sua realidade atual.
Esse tipo de comportamento é sem dúvidas a porta para uma vida frustrada e cheia de tribulações.
O resultado da organização de Neemias foi que, eles terminaram a obra em 52 dias.
A organização potencializa nosso tempo, e nos faz alcançar nossos sonhos mais rápido do que o que planejamos. O tempo do organizado rende.
Pessoas desorganizadas sempre dão desculpas, estão sempre atrasadas, não cumprem seus compromissos, geralmente estão endividadas (em todas as áreas da vida).
A organização começa dentro de nós.
É preciso colocar em ordem nossa alma, fazer uma faxina, estabelecer os limites para cada coisa, eliminar o que é lixo, o que é desnecessário, o que só ocupa espaço.
Se você tem muitas coisas inúteis ocupando espaço em sua vida, jamais terá as coisas úteis que te dariam frutos. (Por isso, Jesus mandou arrancar a figueira inútil).
Eu tenho algumas roupas novas que não cabem em mim, pretendo usa-las, mas elas têm um tempo determinado, se até lá eu não conseguir caber nelas, eu as darei e deixarei o lugar para roupas novas que caibam.
Os desorganizados estão sempre prometendo o que não vão cumprir e por isso, acabam com todo tipo de problemas.
A palavra da pessoa organizada é pensada e baseada na sua visão, no seu projeto, dessa forma, quem é organizado só se compromete com algo se tal compromisso não for causar problemas ao seu planejamento, do contrário, a pessoa organizada não terá medo de dizer não.
Se você deseja alcançar seus objetivos e ter um ano de 2024 próspero, ORGANIZE-SE!
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Siga meu perfil no Instagram: @bpmarcosteles
Comments