top of page

prefiro a fornalha e a cova dos leões do que, negar minha fé.

  • teleswork
  • 27 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Após o império babilônico conquistar Jerusalém, alguns jovens judeus foram levados cativos e escolhidos para aprender a cultura dos caldeus e ensinar a cultura judaica aos babilônicos, entre estes jovens estavam, Daniel, Hananias, Misael e Azarias (Dn.1.4-6).


Os jovens escolhidos pelo rei de Babilônia, seriam servidos diretamente da mesa do rei, e supridos com todos os benefícios do reino. E, embora fossem escravos, seriam tratados com cordialidade. Porém, estes jovens precisaram aprender, o idioma, os costumes, os modos de ser e tudo o que lhes caracterizasse como servos desse novo reino, ao mesmo tempo em que precisaram manter seu estilo de vida e fé em particular. (Dn.6.10).


Diante de um cenário como este, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, assim como os demais jovens selecionados poderiam muito bem aproveitar a oportunidade para se corromperem e desfrutarem de todo o privilégio que lhes estava sendo concedido. Jerusalém havia sido destruída, não havia mais nada a que eles pudessem se apegar, teriam que viver em babilônia pelo resto de suas vidas, a escolha mais fácil seria, se tornar um babilônico.


Mas, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, nos ensina que, por mais que a mesa do rei seja tentadora, por mais que sejamos honrados e elevados neste mundo, nosso coração e nossa fé, não pode m ser vendidos e nossos princípios precisam prevalecer. Você pode aprender a falar como eles, a se vestir como eles, pode trabalhar para eles, mas não deve virar um deles.


Como filhos de Deus, precisamos viver neste mundo corrompido até que sejamos levados para nossa morada junto ao Pai. Até lá, haverá situações em que precisaremos viver como se fossemos desse mundo, mas sem perder nossos princípios.


É preciso lembrar que, embora os jovens Daniele, Hananias, Misael e Asarias tenham aprendido todo o modo de vida babilônico, quando esse modo de vida entrou em conflito com a essência de quem eles eram e daquilo que eles criam, eles preferiram a fornalha de fogo ardente e a cova dos leões a negarem sua fé e a abandonarem seu Deus.


Cristão de verdade não se corrompe com as coisas desse mundo, preferem perder a fama, o emprego, os bens, as amizades e até a vida, do que perder o que seu maior tesouro, a salvação em Jesus Cristo seu único Senhor.

Comments


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page