primícias: uma oferta que revela o coração
- teleswork
- 1 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Abel entrou na lista dos heróis da fé por entregar uma oferta a Deus. Mas a oferta de Abel, não foi qualquer oferta, foi algo que evidenciava o lugar de Deus em seu coração. Abel separou as primícias dos seus rebanhos e ofereceu ao Senhor, aquilo que para ele, significava o melhor que ele poderia oferecer em termos humanos. Gênesis 4.4.
Primícias fala de força e vigor, o primeiro fruto do ventre, a primeira safra, o primeiro fôlego. Oferecer a Deus as primícias é colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida, dizer para Ele, que Ele tem, a primazia em nossas vidas. Acordar pela manhã e nossas primeiras palavras serem direcionadas ao Senhor, nossos primeiros gestos serem, uma oferta de louvor aquele que nos deu a possibilidade de acordar e viver mais um dia.
A correria da vida moderna tende a nos fazer agir como Caim, oferecer uma oferta qualquer. Acordamos atarefados, pulamos da cama atrasados e já iniciamos o dia totalmente dedicados a nós mesmos, às nossas tarefas. Então, ao invés de oferecermos a Deus um louvor, nossa primeira oração, isto quando fazemos, é um pedido: “Senhor abençoe meu dia”. Nos programamos para orar em outro momento, pois dizemos em nossos corações “o que importa é orar” e assim, depois do dia inteiro dedicado a nós mesmos e a tudo o que diz respeito aos negócios da nossa vida, totalmente esgotados emocionalmente e fisicamente cansados, nos deitamos em nossa cama e fazemos uma oração rápida e vazia de agradecimento enquanto pegamos no sono.
E assim, nos tornamos Cains modernos, irados e frustrados porque Deus não está se agradando de nós. Então nos afastamos cada vez mais, e cada vez mais Deus vai ficando para trás na nossa lista de prioridades.
Eclesiastes 12.1 diz: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento.
Precisamos ter o mesmo entendimento que Abel, colocar a Deus em primeiro lugar em tudo. É óbvio que não é só o acordar de manhã para orar que significa que eu estou entregando minhas primícias a Deus, mas minhas atitudes revelam os pensamentos e intenções do meu coração. Deus não atentou para o que os animais que Abel ofereceu, mas para sua motivação em honrá-lo, em demonstrar que Ele tinha a primazia em tudo o que Abel fazia.
O texto de Hebreus, fala que Abel entregou as primícias pela fé, e pela fé seu sacrifício foi maior e dessa forma ele alcançou testemunho do próprio Deus de que era justo, e sua atitude se tornou referência de maneira que, depois de morto o que Abel fez ainda fala.
Abel agiu por fé, e esta é a grande questão, quando realmente acreditamos em Deus e em sua Palavra, nada é mais importante do que Ele, nada terá o primeiro lugar em nossas vidas a não ser Ele, pois Hebreus 11.6 diz: É necessário que todos aqueles que se aproximam de Deus, creiam que Ele existe e que recompensará aqueles que sinceramente o procuram.
Não seja como Caim, não pense que “o importante é a oferta”, o importante é a intenção do coração, pois ela revela o lugar que Deus ocupa nele.
Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar este conteúdo com seus amigos.
Siga minhas redes: @BpMarcosteles no instagran e @Bispomarcosteles no youtube
Comments