top of page

que profeta egoísta!

  • teleswork
  • 8 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Todos conhecemos a história do profeta Jonas. Costumamos lembrar dele por ser o profeta que tentou fugir de Deus, ou o profeta que foi engolido pelo peixe, lembramos também do verme que comeu a planta que fazia sobra para ele e ainda dele reclamando com Deus porque o povo de Nínive se arrependeu dos seus pecados. Mas existe um fato importante da vida de Jonas que nos serve de grande lição e não nos atentamos muito, Jonas era extremamente egoísta.


Deus enviou Jonas à Nínive, ele embarcou para Tarsis, pois achava injusto Deus ter misericórdia do povo de Nínive. A viagem de Jonas para Tarsis foi uma tormenta para a tripulação do navio no qual ele embarcou. Deus enviou uma tempestade e Jonas sabia muito bem que aquela tempestade provinha de Deus por sua causa. Porém, ele assistiu em silêncio o sofrimento da tripulação e viu aqueles homens perderem tudo pois lançaram toda a carga do navio ao mar na tentativa de não naufragarem.


Somente quando restava apenas a vida da tripulação foi que Jonas confessou que aquela tormenta estava acontecendo por sua causa, mesmo assim, seu egoísmo era tão grande que ele não teve a iniciativa de pular por si só, mas os marinheiros tiveram que lança-lo ao mar, e só assim, a tormenta parou.


O egoísmo nos faz pensar apenas em nós mesmos, nos torna insensíveis ao sofrimento alheio e a agir com rebeldia diante da vontade de Deus. Pessoas egoístas são um grande problema para o Reino de Deus, pois elas sempre se colocarão em primeiro lugar, sempre pensarão em si primeiramente, seus sentimentos, sua vontade, seu tempo, seus recursos, o que ela vai obter de vantagem, sua visão em relação ao que lhe foi confiado que fizesse. E, se tudo não estiver de acordo com sua vontade ela age como Jonas, não se importa com os prejuízos que causa nem com as vidas que serão perdidas.


O evangelho nos leva no sentido contrário ao egoísmo, nos leva ao altruísmo. A colocar o Reino em primeiro lugar (Mateus 6.33), a necessidade do outro acima da nossa (Filipenses 2.3-4), o evangelho nos leva a sentir compaixão e misericórdia (Lucas 10.25-37), a perdoar mesmo quando queríamos nos vingar (Romanos 12.17-19), a servir mesmo estando em posição de ser servido (Mateus 20.25-28). O Evangelho nos tira do centro e coloca a vontade de Deus no centro (João 4.31-34).


Você pode pensar, por que então Deus fez de um homem tão egoísta como Jonas, um profeta? Primeiro para nos mostrar que a vontade dele é soberana e nada vai impedir seus planos nem mesmo o homem mais egoísta e, segundo para nos fazer entender que devemos atentar para a mensagem e não para o mensageiro. O povo de Nínive creu na mensagem de Jonas, mesmo este tendo levado ela de má vontade.


Mas a grande questão é, você vai ser tão egoísta ao ponto de esperar vir uma grande tormenta sobre sua vida que vai abalar pessoas inocentes ao seu redor, causar sofrimento, perda, dor e esperar ser engolido por algum problema (grande peixe) que vai te levar a mais profunda escuridão, para se render e fazer a vontade de Deus?

Comments


BIBLICAMENTE

© 2024 por Macos Teles. Todos os direitos reservados. 

bottom of page