uma maçã podre no cesto.
- teleswork
- 30 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

A luta do cristão contra a velha criatura é um trabalho diário e muito árduo, pois a todo momento somos tentados a voltar às velhas práticas e, por isso, precisamos ser extremamente vigilantes e radicais com o pecado não deixando qualquer possibilidade para ele nos tentar, pois uma maçã podre no cesto, estraga as outras.
É impressionante e até cruel, mas a verdade é que assim como uma maçã podre tem o poder de estragar as demais maçãs boas no cesto, um só pecado não eliminado tem o poder de estragar tudo o que conquistamos em nosso processo de santificação e relacionamento com Deus.
Então, entendendo nossa vida como um cesto, e os sentimentos, desejos, relacionamentos, emoções, ações e tudo mais que compõe a nossa existência como as maçãs que vamos colocar no cesto da vida, precisamos ser muito diligentes na seleção dessas maçãs pois uma delas pode estar em processo de apodrecimento apresentando superficialmente apensa um pontinho em sua casca, porém por dentro, ela já está estragada. E, se ignorarmos e a colocarmos junto as demais, logo ela irá passar sua podridão para as outras.
A bíblia diz: Não se deixem enganar, as más companhias corrompem os bons costumes. 1 coríntios 15.33
Deixem-me exemplificar: você se converte e muda seu círculo de relacionamentos, mas tem uns dois ou três amigos de infância que você gosta muito, então você decide manter o relacionamento com eles, porém eles são “mundanos” (pessoas cujo os hábitos e comportamentos são pautados pela cultura desse mundo). Quando vocês se reúnem, eles mantêm a linguagem profana, querem ir a lugares que você não deveria mais frequentar, suas ações expõem sua natureza caída e ainda não transformada. Mas, você pensa, tudo bem, são meus amigos, quero ganha-los para Cristo, vou com eles, seu eu me afastar vou perde-los, se eu corrigir seus comportamentos e linguagem, eles vão me odiar, então o que acontece é que você entra no mundo deles, volta a falar como eles, a agir como eles, a viver como eles.
Esse relacionamento é a maçã com a manchinha na casca que você ignorou e colocou dentro do cesto da sua vida. Aos poucos, ele vai mostrar toda sua podridão e quando você menos perceber, outras áreas da sua vida estarão comprometidas. Isto serve para seus sentimentos, emoções e tudo mais.
Por isso meus queridos, Jesus disse: Se o teu olho te faz pecar, arranca-o e joga fora (...) se a tua mão te faz percar corta ela e joga fora. É melhor entrar no reino caolho ou com apenas uma mão do que ter o corpo perfeito e ser lançado do logo de fogo. (paráfrase do texto Mateus 5.27-30), e ainda: Orai e vigiai para não entrar em tentação, o espírito está pronto mas, a carne é fraca. (Mateus 26.41), e o Ap. Paulo nos diz: Não deis lugar ao diabo! Efésios 4.2.
Lembre-se, você é o responsável por selecionar as maçãs que colocará no cesto da sua vida, portanto, seja cuidadoso!
Comments